terça-feira, 28 de agosto de 2007

esperança

O que é esperança?
É uma ilusão que criamos em nossa mente para amenisar nosso sofrimento presente?
É ter pensamento positivo?
É considerar as possibilidades e acreditar naquela que tem um final feliz?

Por que temos esperança? Essa característica que, em certo sentido, demonstra a nossa fraqueza e pequenez. Por que lançamos para o inexplicável possibilidades estatísticas?

Na jornada temos esperança de chegar ao fim, temos esperança de que encontraremos uma fonte com água potável na próxima esquina... principalmente quando estamos sedentos. ...

rs... realmente é uma coisa patética... mas imagine como seria a vida se não ouvesse alguém esperançoso perto de você...


Sou levado a imaginar cenas cotidianas repletas de esperança... frases carregadas dessa fraqueza humana que inundam nosso dia e nos fazem sonhar.... ou apenas considerar o mundo sob uma nova perspectiva.

- Bom dia!
- Bom? No rio de janeiro morrem mais pessoas por ferimento a armas de fogo do que na guerra do Iraque.


-Até logo!
- Logo? com tanto engarrafamento... se é que vou chegar em casa.... ainda mais voltar. e as probabilidades ainda diminuem se considerarmos a possibilidade de duas pessoas se encontrarem novamente.... e logo.

- Fique tranquilo, o país vai pra frente!
- Claro. Ele está a beira do abismo.... realmente, do jeito que vai indo pra frente...



Estamos cheios de esperança o tempo todo, por mais simples que sejas as atitudes diárias demonstram isso. Acredito que se não tivéssemos esperança alguma ficaríamos em casa esperando a morte chegar.... ou mais do que isso, nos mataríamos.

Geralmente a esperança está baseada em alguma coisa. Esperança é o sentimento que se tem quando esperamos a realização de um desejo. Eu tive esperança de me formar no prazo certo na faculdade. Eu construí esse sentimento com base no meu histórico escolar anterior... mas será que existe esperança sem base? acho que não... preciso pensar mais sobre isso.

Ter esperança de um mundo melhor, por exemplo... é uma esperança baseada em fatos anteriores ou em promessas religiosas? Promessas religiosas podem ser consideradas bases para esperança? por que não? estamos falando de desejos... e desejos tem tudo a ver com a alma humana...e alma tem tudo a ver com vida religiosa, seja lá o que isso for.

Nenhum comentário: