terça-feira, 18 de setembro de 2007

outro mundo

Acho que todos os que leem meus posts devem saber que mantenho avivad em mim um lado espiritual. Acredito que essa área pode ser determinante na vida das pessoas.

Recentemente estava lendo Paulo de Tarso e fui levado em devaneio por vários pensamentos.
"Fixemos os olhos não naquilo que se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno".

É muito fácil ter um posição legalista, fundamentalista desse texto. Basta olhar para alguns cristãos pelo mundo que esquecem da vida, decidindo viver em pobreza, longe da sociedade moderna, taxando tudo como pecado, justificando suas posições na crença de que tudo neste mundo não tem valor, já que, como diz o texto "é transitório".

Ao mesmo tempo, é difícil descordar deles... pois se você parar para pensar... o que de fato é importante? Se existe outra vida, com valores melhores, com verdadeira justiça social, onde não há guerras, não há lágrimas ou dor... onde pode-se estar sempre ao lado do Criador... realmente o propósito da vida que vivemos hoje é efêmero. vazio.

É verdade que Jesus falou que o Reino dele não era desse mundo. Mas ele não completou a frase dizendo: "então... vivam de qualquer jeito e esperem a morte". Muito pelo contrário, tanto Jesus como os escritores do novo testamento deixaram claro que, justamente por estarem tão conectados com os valores e princípios de outro mundo que deveríamos representá-lo bem neste. É justamente a outra vida que torna esta tão fundamental e importante. Nela construimos o que seremos, tomamos decisões que "ecoam na eternidade" (frase de filme - acho que gladiador).

Seria muito fácil passar pela existência sem viver e ver no meu epitáfio a inscrição: "já vai tarde" ou "quem?"

Quando paro para pensar em pessoas que estiveram conectadas com o outro mundo, percebo que elas fizeram grande contribuição para este. Madre Tereza é um grande exemplo. Ela dedicou sua vida a pessoas carentes em Calcutá, por acreditar que a injustiça social não deve existir.

Fico triste ao olhar para a igreja hoje.
Estivemos tão preocupados em não se alienar, e estar conectados com a realidade do mundo que vivemos... que parece que perdemos nossa função de embaixadores... representantes de outra nação. Vivemos de modo comercial, barganhando a fé, negociando dentro do templo, trocando votos por 'milagres sociais'... esquecendo nossa função de anunciar um novo Reino, um Reino que não é desse mundo.

Embaixadores, onde estão vocês?

Nenhum comentário: